quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PROTESTO QUER FECHAR A CADEIA DE SARANDI NESTA QUINTA-FEIRA

Um protesto programado para a manhã desta quinta-feira (1º) pretende fechar a Delegacia Civil de Sarandi, região metropolitana de Maringá. Estarão presentes no protesto, previsto para ser iniciado às 9h30, representantes do Sindicato de Londrina e Região (Sindipol), da OAB de Maringá e de Sarandi e da Comissão dos Direitos Humanos.
O objetivo do movimento, segundo a delegada do Sindipol, Zorá Nepomuceno, é reinvidicar contra a superlotação e o surto de tuberculose que já contaminou mais de 20 pessoas, entre presos e funcionários, na cadeia de Sarandi. Ela alega que não há estrutura e nem condição de trabalho no local.
Os funcionários também questionam o descaso do Governo do Estado na cadeia de Sarandi, que, mesmo com duas interdições, continua recebendo presos, o que coloca em risco detentos, funcionários e familiares.
Após a concentração em frente à delegacia, uma comissão fará uma visita ao fórum de Sarandi para pedir apoio da juíza e ao promotor de Justiça da comarca.

Preconceito
 
Policiais que atuam em Sarandi reclamam que, por conta do surto de tuberculose, vêm sofrendo preconceito em vários lugares da cidade, inclusive no comércio e no próprio fórum. Eles revelam que já deixaram até de serem recebidos em salas de audiência por medo que os servidores têm de contágio.

Lotada e não para de receber detento
 
Apesar do surgimento dos novos casos de tuberculose, a cadeia ainda não passou por um processo de desinfecção, o que só seria possível com a retirada dos cerca de 130 detentos, um número quase três vezes maior do que a sua capacidade máxima, que é de receber 46 detentos.
Há um mês, devido ao surto, a cadeia de Sarandi não passa por uma revista. Funcionários da Sanepar alertaram aos delegados que encontraram terra nas tubulações da rede de esgoto da cadeia, o que pode ser um indício de que os presos tenham cavado túneis para fugir.


 FONTE: O DIÁRIO

0 comentários:

Postar um comentário