sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 DE ABRIL - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL


No dia 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral
descobriu um lugar muito importante: o nosso Brasil
 
Há mais de 500 anos atrás, os países europeus Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. A navegação era forte naquela época e muitos produtos também eram vendidos, levados e trazidos pelo mar.
Certa vez, 13 caravelas comandadas pelo fidalgo português Pedro Álvares Cabral avistaram terra na região do Monte Pascoal, que fica na região da Bahia. Primeiro, pensaram que era só um monte, e uma pequena faixa de terra. Chamaram o local de Ilha de Vera Cruz.
Depois de fazerem outras expedições para a ilha, que na verdade não era só uma ilha, descobriram que tinham descoberto uma enorme área continental. Sendo assim, os portugueses mudaram o nome para Terra de Santa Cruz.
A partir de então, os portugueses começaram a colonizar essas terras, procurar riquezas naturais e, aos poucos, trazer mais e mais pessoas de outros lugares do mundo. Uma das grandes riquezas encontradas aqui era uma planta chamada pau-brasil, de onde era possível retirar um tinta vermelha que valia bastante muito na Europa. Foi por isso, que em 1511, a região onde hoje é nosso país, ficou conhecida pelo nome Brasil.
Apesar de chamarmos este evento de Descobrimento do Brasil, não podemos nos esquecer que já havia pessoas morando aqui: os índios. Com a descoberta do Brasil, pelos portugueses, novas culturas vieram, misturaram-se com a dos indígenas e, hoje, temos um país cheio de diversidade.

FONTE: DEVOTOS MIRINS

0 comentários:

Postar um comentário