sexta-feira, 30 de março de 2012

SECRETÁRIA GARANTE TRANSFERÊNCIA DE PRESOS DA CADEIA DE SARANDI

A secretária de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), Maria Tereza Uille Gomes, garantiu que todos os presos condenados da Cadeia Pública de Sarandi serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). A decisão foi anunciada na tarde de ontem, depois de a secretária, que estava acompanhada do deputado Evandro Júnior (PSDB), se reunir com o delegado de Sarandi, José Maurício de Lima Filho, e com a promotora criminal da comarca, Mônica Maciel Gonçalves.

Durante a reunião, que também contou com a presença do prefeito Carlos de Paula (PDT) e do diretor da Penitenciária Estadual de Maringá, Luciano Marcelo Simões de Brito, a secretária também se comprometeu a defender a proposta de construção de uma nova unidade prisional no município, que passaria a ser comandada pela Seju. "A polícia que prende não pode manter a custódia do preso", afirmou.
 
A secretária explicou que decidiu visitar a Delegacia de Sarandi para se inteirar das medidas tomadas para combater o surto de tuberculose, que ao longo de 5 meses contaminou cerca de 30 pessoas, entre detentos e funcionários, bem como para conhecer a situação da superlotação carcerária.

Maria Tereza disse acreditar que as medidas tomadas pela saúde pública, como a transferência dos presos doentes e a desinfecção das celas, foram suficientes para combater a propagação da doença.

"Tudo indica que a situação crítica já está superada", afirmou ela, acrescentando que a entrega prevista para hoje da Penitenciária de Cruzeiro do Oeste, que terá capacidade para 720 detentos, possibilitará a abertura de ao menos 35 vagas na Penitenciária Estadual de Maringá, que serão destinadas para presos condenados de Sarandi.

Após entrar na cadeia e conversar com alguns detentos, a secretária reconheceu a necessidade de uma nova unidade prisional para Sarandi e chegou a propor a construção de módulos de vivência, com capacidade para 192 detentos, conforme estabelece o plano nacional de construção de presídios. "É uma proposta viável. Precisamos apenas de uma gestão apropriada para isso", argumentou.


FONTE: O DIÁRIO

0 comentários:

Postar um comentário