terça-feira, 13 de setembro de 2011

SARANDI ARTICULA CRIAÇÃO DE OBSERVATÓRIO SOCIAL

Por Luiz de Carvalho


Sob orientação do Observatório Social de Maringá, considerado pioneiro na missão de proporcionar oportunidades que promovam a coesão social por meio da transparência na gestão dos recursos públicos, várias entidades de Sarandi se uniram para criar uma instituição com o objetivo de combater os processos viciados pela corrupção nos órgãos públicos.
O Observatório Social de Sarandi deve concluir o processo de criação dentro de dois meses, mas desde já se propõe fiscalizar. em caráter voluntário, sem ônus para a sociedade.
"A experiência de Maringá mostrou que a existência de um Observatório Social, além de ser um instrumento de combate à corrupção, é um meio de proporcionar economia dos recursos públicos, que podem assim ser revertidos em favor do povo, em obras, cultura, segurança e ação social", disse o presidente da Comissão Provisória, empresário Orfeu Valdecir Casagrande, presidente da Associação Comercial de Sarandi.
"Os empresários sabem de antemão, que o Brasil sofre com a tsunami da corrupção nos quatro cantos do País, notadamente na área das licitações e em todos os setores da administração pública, com devastador prejuízo para a Nação", destaca.
O OSS deverá ter cerca de 15 membros, que serão escolhidos entre as entidades representativas da cidade. Têm participado das reuniões representantes das igrejas católicas e evangélicas, Maçonaria, Movimento Comunitário Brasileiro, Associação Comercial, associações de moradores, Rotary Club e grêmios estudantis.
"Com o apoio do Observatório de Maringá, procedemos na elaboração do estatuto e do registro da instituição, mas mesmo antes da conclusão do processo os membros do futuro OSS já trabalham, inclusive estão à frente do movimento que gestiona junto aos vereadores para que o número de cadeiras na Câmara Municipal não seja aumentado", ressalta Casagrande.

0 comentários:

Postar um comentário