quarta-feira, 18 de maio de 2011

"ALLANIZADAS" - COMO ESTÁ NOSSA CONSIDERAÇÃO E RESPEITO AO PRÓXIMO?

Por Allan Marcio
 
"Consideração", segundo Caldas Aulete e Mirador seria: -Ação de con­siderar, de examinar, de refletir; - Estima, respeito, deferência que se tem por alguém; - Raciocínio, observação, opinião, reflexão, proposição.

Desde muito cedo estes valores são construídos em nossas vidas através de nossos familiares para  nos ambientalizar com a realidade compartilhada com o próximo numa harmonia aceitável e produtiva em sociedade.

A "consideração" parte do princípio gregário da “sociabilidade” do qual necessitamos um dos outros para sobrevivermos em coletividade tornando a “relação humana” um processo comum de aprendizagem recíproca e não objeto de desavenças e egoísmos.

Neste momento, eis a gênese do "respeito", principal componente de manter o vínculo mais sólido sem as nuanças sorrateiras da individualidade impeditivas de consensos na produtiva associação de ideais compartilhados comunitariamente.

O "respeito" e a "consideração" estão presentes em qualquer forma de associação de grupos ou de classes, mas para que possam adquirir dimensões de sociedade, faz necessários seguir certas diretivas ou regulamentos.

Por isso, respeito e consideração sem normativas (leis, regulamentos, regimentos, etc) padeceriam ao jugo dos interesses, tornando a mudança da realidade, algo apenas falacioso e demagógico.

Solucionado esta “problemática”, estimularia um processo de amadurecimento da confiança brindando a posteridade com muito mais "respeito" e "consideração", tornando-se mais úteis os “ser social” com seu meio.

Portanto, Benjamim Bristol expressava: " o teu êxito depende, muitas vezes, do êxito das pessoas que te rodeiam". Pois a influência do “clima” potencializa uma harmonia soberana culminando na concretização dos empenhos congregados.

Somente assim se entenderá o significado da “parceria” conquistada e dos efeitos positivos convertidos para o bem de uma municipalidade, sem ter de ridicularizar a relação de ambos com fé e justiça social.

0 comentários:

Postar um comentário