terça-feira, 10 de maio de 2011

10 DE MAIO - DIA DA CAVALARIA

Desde os tempos mais remotos, o homem persegue a idéia de combater em vantagem de posição, isto é, de uma forma que lhe garanta superioridade em relação ao inimigo.
Tal vantagem era obtida montado-se em um elefante, em uma plataforma empurrada ou séculos depois, em um cavalo. O idioma sânscrito chamava essa forma de combater em vantagem de posição de AKVA.
Mais tarde, os romanos passaram a utilizar o cavalo castrado para o combate e o cavalo inteiro para outras tarefas. Ao cavalo de combate, chamavam de CABALLUS, corruptela do original AKVA. Ao cavalo inteiro, chamavam EQUUS. Havia pois, a preocupação de associar a designação terminológica do animal ao fim a que se destinava. A ação caldeadora do tempo acabou distorcendo a função etmológica daquelas duas palavras, pois no combate, como utilizava-se o animal macho e mais forte, CABALLUS ficou sendo a designação genérica alusiva a todo o animal macho, castrado ou não, e EQUUS a palavra do animal fêmea.
Essa distorção, somente os idiomas latinos herdaram. Os idiomas saxônicos mantiveram-se fiéis às definições primitivas. Deste modo, não fazem confusão entre a forma de combate, o combater em VANTAGEM DE POSIÇÃO, em inglês CAVALRY, e o animal cavalo, em inglês HORSE.
CAVALARIA, pois, como é entendida em terminologia militar, designa uma forma de combate e essa forma já utilizou o elefante, o cavalo e hoje em dia utiliza o CARRO DE COMBATE.

0 comentários:

Postar um comentário