segunda-feira, 18 de abril de 2011

GRUPOS DA TERCEIRA IDADE TÊM AULAS DE ARTESANATO E GINÁSTICA


A Prefeitura de Sarandi mantêm programas para a terceira idade. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. São cerca de 300 idosos divididos em oito grupos. Segundo o coordenador dos grupos Magno Aparecido de Mello os grupos são formados nos bairros, Esperança, Centro, Jardim paulista, Jardim Verão, jardim Independência, Independência III parte, jardim Panorama e Parque Alvamar. O prefeito, Carlos Alberto de Paula Junior, esteve no Clube do Vovô no último dia 14 de abril tomando um café da manhã com os idosos que participam do programa Feliz Idade.
   O projeto da Secretaria de Assistência Social busca não só o bem estar físico do idoso, mas também o bem estar emocional. Magno conta que vários projetos estão sendo desenvolvidos para a terceira idade. “Nós temos duas vezes por semana aula de atividade física nos bairros, e começamos agora com o aulão toda sexta-feira no Ginásio Tancredo Neves. Nós reunimos todos os grupos de todos os bairros e levamos para o ginásio. Já fizemos três destes aulões, foi um sucesso”.
    Alem das atividades físicas, os idosos estão tendo curso de artesanato nos Centros de Referência da Assistência Social, (CRAS),do Jardim Panorama e Jardim Independência. Eles também têm um Coral que se apresenta em todos os eventos da Prefeitura de Sarandi. O coordenador Magno, explica que outro projeto que esta em fase final de elaboração é o clicar na terceira idade. “Nós vamos colocar o idoso no mundo globalizado através da informática, vamos ensinar como utilizar o computador, como navegar na internet. Este projeto deve começar nos próximos dias. Também estamos organizando uma espécie de bate papo com profissionais ligados a diversas áreas da prefeitura para explicar como funciona cada setor. Acho que isto vai dar maior mobilidade para eles, eles vão saber o que fazer quando precisarem de um serviço prestado pela prefeitura”.
     São cerca de 10 pessoas envolvidas diretamente com o Programa Feliz Idade. A Secretaria também já está preparando a entrega de chocolate para a Páscoa dos grupos. Será amanhã (19) e depois (20) de abril. Segundo Magno os resultados estão sendo muito bons. “Nós temos pessoas que já diminuíram o uso de medicamentos. Eles estão muito motivados nunca tiveram atenção do poder público, agora estão com atividades para todos os dias. A administração Municipal tem nos apoiado em todos os programas. Já estamos licitando a compra de mais equipamentos de ginástica para termos aulas mais completas. Ainda temos muitas surpresas programadas para eles”.
  Para o prefeito De Paula é importante inserir no dia a dia dos idosos uma rotina de lazer de convívio com a sociedade.” Temos que deixar que eles possam participar da vida não só como expectadores mas como parte dela. Este projeto do clicar na terceira idade, vai abrir um mundo diferente para eles. Isto é qualidade de vida”.

0 comentários:

Postar um comentário