segunda-feira, 7 de março de 2011

07 DE MARÇO - NÍVEA MARIA COMPLETA 64 ANOS


Nívea Maria Cândido Graieb, conhecida como Nívea Maria, nasceu na capital paulista, em 7 de março de 1947. Sempre teve vontade de ser atriz, mas o pai, advogado que fazia o gênero linha dura, desaprovava. Fazia teatro no Dante Alighieri -tradicional colégio de São Paulo- e dançava balé. Estudou balé durante oito anos. No sexto ou no sétimo ano, percebeu que não tinha técnica suficiente para ser profissional. 

Começou a participar de comerciais com 13 anos através de um convite do irmão da sua professora de balé que trabalhava em uma agência de publicidade e a achou fotogênica. Um dia, foi vista por um diretor que a chamou para participar dos cinco últimos capítulos de "A Moça que Veio de Longe" (1963). Já trabalhava como modelo quando foi descoberta pelo diretor Walter Avancini e ganhou, aos 17 anos, seu primeiro papel em uma telenovela, “A Outra Face de Anita”, levada ao ar pela TV Excelsior, de São Paulo, em 1964. Até 1971, antes de mudar-se para o Rio de Janeiro, a atriz tinha trabalhado em todas as emissoras paulistas.

Em 1969 fez “A Cabana do Pai Tomás”, ao lado de Sérgio Cardoso na Globo e “Sangue do Meu Sangue”, de Vicente Sesso. Em 1972 estrelou “O Primeiro Amor”, de Walter Negrão, e “Uma Rosa Com Amor”, também de Vicente Sesso. Em 1975, viveu o auge da fama como a Carolina de “A Moreninha”, baseado no romance de Joaquim Manuel Macedo. Mesmo não sendo muito fiel ao romance, a adaptação de Marcos Rey rendeu à atriz muito prestígio. Dentre os muitos personagens que interpretou, a Rosália de “Dona Xepa”, de 1977, marcou a carreira da atriz por ser sua primeira vilã. 

Intercalou seus trabalhos globais, participando na TV Manchete de “Mania de Querer”. De volta à Globo realizou mais uma dezena de trabalhos. Fez “República”, “Gente Fina”, “Meu Bem, meu Mal”, “Pedra Sobre Pedra”, “Sonho Meu”; “Tropicaliente”, “Explode Coração’,“Malhação”, “A Justiceira”, “Suave Veneno”, “Vila Madalena”; “O Clone”, “Casa das Sete Mulheres”, “Celebridade”, “América” e mais recentemente “O Profeta”(2007). Foi escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor atriz de 2003 pela atuação na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.Em mais de 40 anos de carreira, a atriz conta com cerca de 45 novelas e minisséries em seu currículo.

É irmã da também atriz Glauce Graieb. Foi casada com o ator Edson França (filhos: Viviane e Edson); e divorciada do diretor Herval Rossano (1976 a 2003) com quem teve a filha Vanessa (1980).

A atriz hoje é também empresária. É sócia proprietária do restaurante Dois Em Cena no Shopping Rio Sul, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nívea se diz bastante feliz com o empreendimento, no qual tem como sócios as filhas Viviane e Vanessa e o amigo André Nunes.

Em 2006/2007, participou da novela "O Profeta" e, em 2007/2008, está na novela "Desejo Proibido".

Em 2009, Nívea Maria está na novela "Caminho das Índias", da Rede Globo. No ano seguinte, participa da minissérie "A Cura". 


FONTE: MULTIPLY

0 comentários:

Postar um comentário