sábado, 22 de janeiro de 2011

NO VERÃO, CRIANÇAS COM SARDAS TÊM QUE REDOBRAR OS CUIDADOS COM O SOL

Verão é tempo de praia, de piscina e de brincar ao ar livre. E é tempo também de usar protetor solar, tomar sol das 10h às 16h e botar boné. Isso vale para todo mundo. Mas algumas pessoas têm que tomar ainda mais cuidado: quem tem sardas.

Luiza Fontes de Almeida Leal, 7, é uma delas. Por isso, logo que acorda, a menina passa protetor solar para evitar que as sardas aumentem. O sol não é a única razão para o aparecimento das manchinhas. Com outros sardentos na família, Luiza tem tendência para ter sardas.

Já Lucas Fontana, 11, vive se esquecendo de usar alguma proteção. Logo se atira na piscina do sítio do avô. Ainda bem que há sempre um adulto por perto para lembrá-lo dos cuidados.

Gabrielli Scotá Piccelli, 7, é cuidadosa, mas adora exibir suas pintinhas. "Meus amigos me chamam de Moranguinho", conta, orgulhosa.

O que são as sardas?

São pintinhas ou manchinhas de cor parecida com o laranja ou o marrom. Aparecem, principalmente, em pessoas que têm tendências para as sardas, quando essas pessoas tomam sol.

São mais comuns em pessoas ruivas, porque têm pele mais clara e mais sensível.

TIRA-DÚVIDAS

Tem como prevenir as sardas?

Os dermatologistas (médicos que cuidam da pele) recomendam o uso de protetor solar e evitar o sol entre 10h e 16h, mesmo quando a pessoa não vai para a praia ou para a piscina. A recomendação serve também para quem não tem sardas.

Tem como tirar as sardas?

Há tratamentos para o clareamento das sardas, mas alguns médicos não os aconselham para crianças.

E quem gosta das sardas, há perigo de ficar com elas?

Sardas não oferecem perigo, mas indicam que a pessoa tem mais sensibilidade ao sol e que ela deve se cuidar ainda mais para não apresentar problemas de pele na vida adulta.

Fontes: Denise Steiner, dermatologista; Luciane Donida Bartoli Miot, dermatologista da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (Botucatu); Yechiel Moises Chencinski, pediatra.

FONTE: SALVEM AS NOSSAS CRIANÇAS!

0 comentários:

Postar um comentário