1 de Fevereiro
Profissional da área de comunicação, o publicitário      atua no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas      publicitárias para divulgar produtos, serviços, empresas ou      pessoas.
Sempre atento às últimas tendências do mercado, ele analisa      o que será divulgado, bem como o público a que se destina, visando      lucro para quem anuncia. Em resumo, traduz, sob a forma de anúncios,      os objetivos do cliente para o qual trabalha.
O que parece mas não é
A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 pela Lei no 4680      e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação      Publicitária - CONAR - em 1980.
Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas,      o CONAR é uma organização não-governamental que      visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão      publicitária.
Recebe denúncias de consumidores que se sintam lesados de alguma forma      por qualquer propaganda veiculada e as julga através de uma comissão      de ética formada por conselheiros da entidade. Quando comprovada a      procedência da denúcia, pode recomendar alteração      do conteúdo do anúncio ou suspender sua veiculação.
Onde atuar?
São muitas as atividades do publicitário que pode trabalhar      em diversas áreas, tais como:
Agência de Publicidade e Propaganda
Se trabalha no setor de Atendimento, é responsável por contatar      o cliente e captar o que deseja da agência, transmitindo para as outras      partes envolvidas no processo. No setor de Pesquisa e Planejamento, deve analisar      a viabilidade do produto no mercado e o público a que se destina. Também      elabora a campanha de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente.
No setor de Criação, exerce sua criatividade para redigir os      textos e slogans, além de criar as imagens que serão a marca      dos anúncios.
Já na parte de produção, é responsável      por colocar em prática as idéias vindas da criação      e dar forma final à campanha. Mas é no Setor de Mídia      que a campanha sai do papel e passa a ser veiculada nos meios de comunicação      escolhidos no planejamento.
Departamentos de Marketing de empresas públicas ou privadas
Os departamentos de marketing surgem como boas alternativas para publicitários      que geralmente ocupam cargos na área de gerência de produto.
Com uma visão geral de todo o processo que envolve o lançamento      de um produto no mercado, o gerente atua como elo de ligação      entre a empresa, o produto e o público-alvo. Seu objetivo é      adequar a capacidade de produção e comercialização      da empresa às características do mercado.
Promoção de vendas
Nesta área, elabora estratégias para melhorar as vendas de      um determinado produto que já existe no mercado. Pode criar campanhas      promocionais, visando incrementar as vendas ou reposicionar o produto.
Publicitários também podem trabalhar como autônomos,      realizando serviços para empresas ou lecionar em escolas que tenham      cursos profissionalizantes na área de comunicação e em      faculdades.
Onde estudar?
Para atuar como publicitário, é necessário curso superior,      preferencialmente em Comunicação Social, o único que      oferece habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas profissionais      formados em Administração e Marketing também atuam na      área.
Com duração mínima de 4 anos, o curso de Publicidade      e Propaganda tem matérias específicas como Linguagem Publicitária,      História da Publicidade no Brasil, Técnicas de Redação      Publicitária, Criação Publicitária, Pesquisa de      Mercado e Planejamento Publicitário e disciplinas da área de      ciências humanas como Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia.
A área administrativa da publicidade, onde o aluno aprende a fazer      estudos estatísticos, pesquisas de marketing e de veiculação      e planilhas de custos, também é garantida pelo curso.
FONTE: PORTAL SÃO FRANCISCO 




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